Dra Rita Gomes
Desde sempre a Medicina esteve presente na minha vida.
O meu pai, médico, sempre foi o meu grande exemplo e obviamente teve um papel fulcral na minha decisão. Depois, juntou-se o meu gosto pela Ciência e o desejo de ajudar os outros.
A vocação para a Pediatria surgiu mais tarde. O meu namoro com a especialidade começou já no quinto ano da faculdade com uma experiência muito gratificante no Serviço de Urgência de Pediatria do Hospital de Santa Maria que tive oportunidade de repetir no ano seguinte. Adoro crianças, sempre tive preferência por especialidades generalistas e pelo desafio do diagnóstico.
E foi assim que tive a certeza de que era este o caminho que queria seguir…
Em 2009 iniciei o internato no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, concretizando o sonho de formação numa das melhores escolas do País.
Durante o internato fui mãe da Teresa e a maternidade mudou toda a minha perspectiva de olhar para a especialidade. Os filhos são sem dúvida o melhor de nós, o centro do nosso mundo e vão nos dando pequenas lições ao longo da vida.
O impacto que a maternidade teve na minha profissão foi bastante positivo. Ser mãe ensinou-me que os nossos filhos não trazem livro de instruções, que nem sempre conseguimos seguir à risca aquilo que vem escrito nos livros e que na verdade a prática é muitas vezes diferente da teoria.
Não existe sempre uma forma certa de fazer as coisas e salvo raras excepções os pais fazem sempre o melhor que podem pelos seus filhos.
Atualmente dedico-me à Pediatria Geral, Alergologia Pediátrica e Obesidade Infantil e exerço a minha atividade no Hospital Cuf Sintra e no Hospital de Santa Maria.
Sejam bem-vindos ao Bê-á-Bá da Pediatria!!