As vacinas do Programa Nacional de Vacinação são gratuitas e muito, muito importantes.
É graças a estas vacinas que muitas doenças têm sido extintas!
Mas o PNV não integra todas as vacinas…
Existem vacinas extra-PNV, que também podem ser importantes fazer, para aumentar a proteção do seu filho.
As vacinas extraPNV são aquelas que não são gratuitas, ou seja, vacinas que para serem administradas têm de ser os pais a comprar.
E quais são elas?
– A que é mais recomendada atualmente, logo nas primeiras consultas dos bebés são as vacinas contra o Rotavírus.
O Rotavírus é um vírus muito contagioso, que causa infeções em bebés pequeninos (mais frequentemente antes dos 2 anos de vida), causando vómitos e diarreia intensos, por vezes com desidratação. Estas infeções são geralmente contraídas na creche ou através dos irmãos mais velhos.
Esta vacina é dada por via oral tem de ser realizada nos primeiros meses de vida do bebé em 2 ou 3 doses, dependendo da marca da vacina escolhida.
– A vacina contra as estirpes ACWY do Meningococo , causadoras sépsis, infeção multi-sistémica grave e meningite. Passou a ser recomendada a todas as crianças, porque se verificou aumento dos casos de infeção pelo Meningococo W e Y em Portugal.
– A vacina da hepatite A, é geralmente mais aconselhada a crianças que viajam para países tropicais em que as condições de saneamento básico não são as melhores. A transmissão desta doença é fecal-oral. A sua administração é feita em 2 tomas com 6 meses de intervalo.
– A vacina contra o Meningococo do grupo B, causador de sépsis e meningite, passou a ser gratuita , mas apenas para crianças que nasceram após 1/1/2019. Para as crianças que nasceram antes dessa data, também deveriam fazer esta vacicina, e podem fazê-lo em 2 tomas com 3-6 meses de intervalo.
– A vacina do Vírus do papiloma humanao (HPV) é recomendada a rapazes e raparigas após os 10 anos. Esta vacina faz parte do PNV para todas as raparigas, mas em 2020 passou a ser gratuita para rapazes que nasceram depois de 1/1/2009. Os rapazes que tenham nascido antes desta data se quiserem fazer a vacina, terão de a comprar. O esquema é de 2 tomas antes dos 14 anos, e de 3 tomas após os 14 anos. Protege contra este vírus HPV, de transmissão sexual, responsável por cancro e por condilomas e verrugas orais e genitais.
– Vacina da varicela– mais recomendada aos adolescentes que não tiveram varicela na infância e para crianças de grupos de risco.
– Vacina da gripe– de acordo com diretrizes da DGS apenas recomendada a cri
anças com doenças crónicas no outono-inverno.
É muito importante estar informado e tirar todas as dúvidas na consulta com o pediatra!