Subscreva em nossa newsletter

Receba dicas e conteúdo criado por profissionais em pediatria.

Máscaras nas crianças

9
Mar
2021

Escrito por

Categoria

Basta falar ou respirar para emitir pequenas gotículas que podem transmitir o Covid19.
 As máscaras são uma das formas mais eficazes de evitar a propagação de gotículas, o que levou a que, com o aumento do número de casos e tentativa de controlar a transmissão,  seja obrigatório também o seu uso em todos os espaços públicos ao ar livre, em que não seja possível manter o distanciamento superior a 2 metros.
 As crianças também podem ser contaminadas com o Covid19… Por isso, embora a obrigatoriedade de uso de máscaras na rua e locais fechados é só a partir dos 10 anos, não significa que crianças pequenas, com mais de 2 anos não possam também usar máscara quando têm de ir esporadicamente a locais com maior aglomeração de pessoas.
 Essa decisão é dos pais e da própria criança:
 😷 Há crianças de 2-3 anos, que ao observarem que os adultos a usar máscara diariamente, também pedem para usar.
😷 As crianças pequenas podem usar máscara desde que colaborem e que as consigam manter bem colocadas, a cobrir boca e nariz e sem as estar sempre a tirar e pôr, por curtos períodos.
 😷 Mas se é uma criança que não quer colocar a máscara ou coloca-a com o nariz de fora, ou para brincar com ela, o melhor é não usar.
O ideal é mesmo não levar as crianças a locais com muita gente…
Mas não esqueçam que o risco de infeção não desaparece só com o uso de máscara, pelo que as outras medidas de prevenção não podem ser esquecidas: o
distanciamento social, ficar em casa em caso de doença, etiqueta respiratória, higiene meticulosa das mãos e o evitar tocar na cara, no exterior da máscara, nos olhos e na boca.
Existem vários tipos de máscaras também para as crianças: de tecido ou comunitárias, cirurgicas ou as FP2. Veja no nosso canal youtube o vídeo sobre que tipos de máscaras existem para saber mais pormenores sobre este assunto:

Compartilhe com sua família e amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe o seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments