Subscreva em nossa newsletter

Receba dicas e conteúdo criado por profissionais em pediatria.

As nossas 8 dicas para uma Alimentação Saudável

13
Mar
2021

Escrito por

Categoria

  1. Fazer 5 refeições por dia: Pequeno-almoço, almoço, 2 lanches (se o almoço for muito cedo) e jantar. Habituar as crianças desde cedo, a fazer todas as refeições certinhas durante o dia, evitará refeições extra durante a noite, e também aquele jeitinho ao adormecer que faz tão mal aos dentes.
  2. SOPA SEMPRE…ao almoço e ao jantar durante toda a infância. Se mantivermos sempre este hábito, de comer sopa, segundo prato e fruta em todas as refeições, as crianças nem imaginam que pode existir refeições sem sopa. Para estas crianças esta é a sua rotina à refeição. O facto de já comerem sopa na escola, não deve desculpar a ausência de sopa em casa.
  3. SEGUNDO PRATO deve sempre ser composto por 3 partes: proteína (carne, peixe, ovo ou leguminosas), hidrato de carbono (arroz, massa, batata, couscous) e hortaliças/legumes.
  4. Evitar snacks como bolachas, pão ou doces nos intervalos das 5 refeições principais.
  5. Adiar ao máximo a introdução de alimentos processados como salsichas, chouriço, fiambre, batatas fritas, refrigerantes e refeições pré-confeccionadas: pizzas, lasanhas, hambúrgueres – têm elevado nível de sal e gordura, sabor viciaste que levará a que depois não gostem de alimentos saudáveis (para além de todo o excesso de aditivos químicos)
  6. Evitar sumos de fruta, mesmo naturais, em substituição de fruta sólida. É muito mais saudável para as crianças ingerirem fruta sólida, do que em forma de sumo. Não esquecer que a fruta tem frutos, o açúcar da fruta, que estará em alta concentração no sumo: para fazer um sumo são necessárias várias peças de fruta.
  7. Beber sempre ÁGUA às refeições. Outras bebidas só em dias especiais de festa.
  8. Introdução o mais tardia possível do sal e do açúcar – os alimentos têm um ótimo sabor natural, que é muito apreciado e treinado até à introdução do sal ou do açúcar. Toda a família pode aderir ou habituar-se a uma alimentação sem sal (ou com o mínimo de sal) e sem açúcar, o que será benéfico para todos!!

Compartilhe com sua família e amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe o seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments