Nas consultas de pediatria/saúde infantil, é habitual colocar as medições realizadas na consulta, em pontinhos nas curvas de crescimento/percentis dos Boletins individuais de saúde das crianças.
Para que servem estas curvas de crescimento/ curvas de percentis?
As curvas de crescimento são um instrumento fundamental para monitorizar o estado de nutrição e o crescimento de crianças e adolescentes, mas nem todos sabem interpretar bem estas curvas de percentis…
A função das curvas de percentis é comparar os parâmetros do crescimento daquela criança com os respetivos valores de referência mas, é importante que os pais saibam interpretá-las, de forma a evitarem ansiedades injustificadas.
Que curvas de percentis existem?
No Boletim de saúde infantil e juvenil das crianças, podemos observar 4 curvas de percentis:
✅ Peso
✅ Estatura
✅ Perímetro cefálico
✅ Índice de Massa Corporal (usa fórmula que relaciona a altura com o peso, para determinar o estado nutricional da criança)
Estas curvas são realizadas com base nos valores médios de medições de milhares de crianças saudáveis de vários países do mundo, filhos de mães não-fumadoras e amamentadas em exclusivo pelo menos até aos 4 meses.
As curvas são diferentes para o sexo masculino e feminino ( por isso existe o boletim de saúde rosa para as meninas, e azul para os meninos). Atualmente são usadas as curvas da curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que é um percentil?
Um percentil é cada uma das 100 partes iguais de um conjunto estatístico ordenado. Desta forma, se o pediatra indicar que o seu filho está no percentil 15 da altura, por exemplo, tal significa que, se juntarmos 100 crianças saudáveis com a idade e sexo do seu filho de vários países do mundo numa sala, destas, 85 serão mais altas e 14 serão mais baixas do
que ele. Mais importante que a comparação de uma criança com as outras, é ver a sua evolução ao longo do tempo: ou seja se há uma evolução de peso, altura, perímetro cefálico harmoniosos ao longo do tempo, idealmente sempre na mesma curva, sem grandes oscilações. Isso sim, indica saúde!
O importante é saberem que o facto de uma criança crescer e aumentar de peso no P15, não significa que não seja saudável! Provavelmente os seus pais também são P15! São esses os seus genes e o seu potencial de crescimento.
Acreditar que um percentil elevado é melhor que um baixo é o mesmo que pensar que um adulto mais alto, é mais saudável que um adulto mais baixo!
Falem sempre com o vosso pediatra e esclareçam estas dúvidas, quando as tiverem!