Infelizmente ainda há pais que questionam e têm dúvidas relativas à vacinação dos seus filhos.
Apesar de ser um tema bastante falado na sociedade e na comunicação social, ainda suscita muitas dúvidas.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças. As vacinas, atuam sobre o nosso sistema imunitário para estimular a produção de anticorpos contra um determinado microorganismo evitando que a pessoa que foi vacinada desenvolva essa doença quando entra em contacto com aquele agente infeccioso. Todas as vacinas são exaustivamente estudadas, apresentando um elevado grau de segurança , eficácia e qualidade, sendo assim exigida uma certificação lote a lote.
É graças à existência de vacinas que há cada vez menos casos de infeções fatais como sarampo, meningites ou tétano, que graças às vacinas estão controlados.
As reações adversas mais frequentes são ligeiras e de curta duração, ocorrendo na sua maioria, no local da injeção. A febre após a vacinação é frequente. Estas reações podem, se necessário, ser controladas com a medicação.
Não esquecer, que os efeitos secundários das vacinas são mínimos, quando comparados com a gravidade dos sintomas que uma doença (para a qual recomendamos a vacina) pode causar.