As trocas dentárias são um motivo frequente de ansiedade e dúvidas tanto para pais como para filhos…É nesta fase que os pais começam a perceber que os filhos estão a crescer e a deixar de ser os seus “bebés”.
Os primeiros dentes começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade e fazem-no geralmente pela mesma ordem com que surgiram. Assim os primeiros dentes a cair são os dentes da frente, porque estes são geralmente os primeiros a aparecer (mas pode haver exceções, e também é normal).
Todos os dentes de leite acabarão por cair, mas o processo de queda é demorado e pode prolongar-se até aos 11- 13 anos (exceto os sisos, que costumam aparecer só aos 18 anos).
São os genes familiares que vão determinar se as quedas vão acontecer mais cedo ou mais tarde: é por isso que há crianças em que os primeiros dentes só caem após os 7 anos e noutras, em que estes começam a cair logo aos 5 anos! E apesar desta variabilidade tão grande, todos são normais!
Durante a fase de queda dos dentes, pode ser preciso tranquilizar aqueles que se sentirem envergonhados com as “janelinhas”:
– explicando que é processo normal, um sinal que estão a ficar crescidos
– mostrando que todos os amigos da escola já passaram ou também vão passar por isso
– ensinando que depois surgirão dentes maiores, mais bonitos e mais fortes.
Quando o dente de leite cai, pode levar até 3 meses para que o dente permanente nasça. Se isso não acontecer no tempo previsto, é preciso que o dentista faça uma avaliação para determinar a causa.
Como os dentes permanentes são maiores, o nascimento destes pode provocar dor, dependendo da sensibilidade da criança.
Com o aparecimento de todos os 32 dentes permanentes, é preciso garantir os melhores cuidados dentários, que são: com lavagem dos dentes no mínimo 2 vezes por dia, uso de fio dentário diariamente e visitas regulares ao dentista.
Não esqueçam que são estes dentes que garantirão o sorriso dos vossos filhos para toda a vida!