A partir dos 9 meses é recomendado que os bebés comecem a comer comida mais sólida, de forma rotineira às refeições.
Isto significa que devem começar a treinar fazer refeições de almoço e jantar completas, incluam 3 partes: sopa de legumes com carne, segundo prato sólido (que inclua vegetais, hidratos de carbono e proteína animal) e sobremesa de fruta.
Também ao pequeno almoço e ao lanche podem comer alimentos sólidos, como palitos de cenoura, bolachas sem açúcar, pão e panquecas.
A ideia é irem experimentando devagarinho de tudo, sempre com vigilância de 3 dias, sempre que se experimenta novos alimentos, mesmo que custe no início ou que tenhamos de oferecer o mesmo alimento várias vezes, até começarem a habituar-se a esse sabor ou textura. É necessário experimentar um alimento umas 10 vezes, antes de dizermos que a criança naão gosta… não devemos desistir, e continuar a oferecer aquele novo sabor ou textura. o mesmo se passa com os alimentos sólidos: mesmo que no início, ele não se interesse e atire tudo para o chão, continue a insistir com os sólidos. Corte os alimentos de forma a serem fáceis de agarrar com a mão.
Há no entanto, certos alimentos devem continuar a ser evitados no mínimo até aos 12 meses:
– Sal e o açúcar
– Alimentos duros e redondos (por exemplo, nozes, uvas, cenouras cruas e doces redondos), que podem levar a asfixia
– Mel (devido à associação do mel ao botulismo infantil)
– O leite de vaca
– Os leites à base de plantas que não sejam a fórmula infantil para leite de soja (por exemplo, arroz, amêndoa, coco) geralmente devem ser evitados, pois podem não atender às necessidades nutricionais da criança.
– Os sumos de frutas (incluindo sumos caseiros 100% frutas ) geralmente não devem ser oferecidos a bebés com menos de 12 meses. Para bebés entre 6 e 12 meses, sugerimos o consumo de frutas inteiras esmigalhadas ou em puré em vez de sumos, a menos que o sumo seja indicado pelo médico devido a um problema de saúde específico.
– As bebidas açucaradas (por exemplo refrigerantes, chá, café, bebidas com sabor de frutas) devem ser evitados durante toda a infância.
– Chocolate e doces
Todas as crianças acabam por conseguir comer os sólidos, por isso, não desistam!