O BLW é um modo de introdução dos alimentos, em que é o bebé quem guia a sua própria alimentação, ou seja, é uma alimentação guiada pelas necessidades e vontades do bebé.
O BLW não é sobre sólidos e papas, mas sobre respeitar o bebé.
Neste tipo de introdução alimentar o bebé começa a comer com as mãos os alimentos de textura mole cortados em pequenos pedaços, de tamanho suficiente para serem bem agarrados, mas com cortes seguros que evitem o engasgamento. À medida que as crianças vão crescendo, o tipo de corte dos alimentos vai-se modificando.
O BLW deve ser iniciado quando o bebé dá sinais de “estar pronto”: o bebé deve ter adquirido a capacidade de ficar sentado a 90 graus (mesmo que tenha apoio) e deve demonstrar interesse pela “nossa comida”.
As refeições devem ser feitas em família: o bebé deve ficar sentado à mesa e fazer as suas refeições junto com os pais, observando-os a comer.
A alimentação do bebé deve ser feita com alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras, carne e peixe, ficando excluídos o pão e as bolachas.
O sal e o açúcar são proibidos.
A exposição do bebé a sabores, cores e texturas variadas é fundamental!!
Uma boa forma de começar a usar o método é deixar os alimentos soltos em cima do tabuleiro da cadeira da papa. Assim, os alimentos chamam mais a atenção e deixamos a criança agarrar neles e explora-los livremente (mesmo que deixem tudo sujo)!!
É importante evitar distrações, aparelhos eletrónicos e músicas às refeições.
As vantagens do BLW são:
- A promoção de uma relação saudável do bebé com a comida, sem imposições
- Promover o desenvolvimento do bebé ao treinar a motricidade fina da criança, a pega e a pinça
- A criança aprende a ter mais noção de saciedade, o que no futuro poderá vir a promover a prevenção de obesidade.