A obstipação é um problema comum nos bebés e crianças, sendo um dos principais motivos que leva os pais a recorrer a um profissional de saúde.
Os bebés e crianças não precisam de evacuar todos os dias. Tal como os adultos, cada um tem o seu padrão. Se estão confortáveis, sem queixas, alimentam-se bem, fazem a sua vida normal, e têm fezes de consistência normal, mesmo que evacuem apenas 2-3 vezes por semana, não há razões para preocupação.
Há no entanto, situações em que crianças que faziam fezes diariamente, subitamente ficam com intestino mais preso, com queixas de dor de barriga e muitas vezes com fezes muito duras e esforço a evacuar. Isto pode ter várias causas, tais como alterações na dieta ( início da diversificação alimentar, ida a uma festa em que se ingeriram várias guloseimas, ter ficado uns dias sem comer sopa ou fruta), diminuição da ingestão de água, desfralde (em que as crianças por vezes resistem a evacuar fora da fralda).
Nestas situações, umas pequenas alterações na dieta podem ajudar bastante a resolver este problema tão desconfortável para os bebés.
A água e as fibras existentes nos vegetais e frutas devem ser reforçados.
Aqui ficam alguns alimentos que geralmente ajudam o intestino a funcionar melhor:
- Água- reforçar a água ao longo do dia, para garantir uma melhor hidratação das fezes, tornando-as mais moles.
- Frutas tropicais como manga, papaia, abacate
- Laranja, tangerina, kiwi, ameixa, pêssego, maçã com casca
- Frutos vermelhos
- Frutas com muita água como melão, melancia – Leguminosas como o feijão e as lentilhas
- Aveia
- Linhaça (umas colheres de óleo de linhaça na sopa ajudam muito!)
- Sementes de chia
- Azeite (gordura boa que ajuda a empurrar as fezes)
- Folhas verdes: nabiça, agrião, espinafre, alface e rúculaDevemos EVITAR é alimentos que prendem o intestino como: arroz, banana, cenoura e milho.
O mais importante é uma alimentação diversificada, sempre com sopa verde e fruta às refeições e o reforço da ingestão de água. Promover o exercítio físico e as massagens na barriga também ajuda a movimentar o intestino.
A não esquecer: não é obrigatório as crianças terem dejeções todos os dias… cada um tem o seu padrão intestinal! Se a criança come bem, não parece ter dores de barriga, cresce bem, aumenta bem de peso – é só uma questão de manter as fezes com consistência normal, de forma a não ter dor a defecar, mesmo que só tenha dejeções de 3 em 3 dias!