Quando nos deparamos com a linda imagem de uma mamã a amamentar o seu bebé, com um ar tranquilo e um sorriso no rosto, ficamos sempre com aquela sensação que amamentar é muito simples e totalmente natural. Mas nem sempre é assim e muitas vezes nas nas nossas consultas lidamos com as dúvidas e dificuldades principalmente no início de vida do bebé. Por esta razão, resolvemos reunir aqui as 10 dúvidas e mitos mais frequentes na amamentação:
- “Devo oferecer as duas mamas, ou apenas uma em cada mamada?“: a produção de leite está diretamente relacionada à sucção (que estimula as glândulas mamárias). Por isso, quanto mais o bebé mama, mais leite a mãe produz. Por este motivo, até que a amamentação esteja totalmente estabelecida, a mãe deve oferecer sempre as duas mamas, e o bebé irá mamar até que fique satisfeito.
- “Será que o meu leite é fraco?”: Não existem “leites fracos”. Pelo contrário, o leite materno é um alimento “vivo”, que contem todos os nutrientes e sais minerais que o bebé precisa, sendo que a sua composição muda de acordo com as necessidades do bebé-
- “Existem alimentos que não posso comer quando estou a amamentar?”: Á partida não há restrições. Nesta fase a alimentação da mãe deve ser diversificada e equilibrada, dando sempre prioridade aos alimentos naturais. Estimulantes em excesso como o café, o chocolate e o chá verde podem deixar o bebé mais agitado. Não esquecer que o álcool e o tabaco estão totalmente proibidos.
- “O meu bebé precisa de beber água?”: Enquanto estiver sob aleitamento materno, o bebé vai estar suficientemente hidratado. Os chás e a água podem até atrapalhar o aleitamento ao “competir” com o leite materno no estômago do bebé.
- “Estou doente. Devo parar de amamentar?”: Muitas mamãs pensam que devem parar de amamentar quando ficam doentes. Salvo raras exceções, a mãe deve manter o aleitamento porque o leite materno é rico em anticorpos maternos que protegem o bebé. No entanto, em caso de doença materna e principalmente se for necessário tomar algum medicamento, deve SEMPRE consultar o seu Pediatra Assistente.
- “O stress pode prejudicar a amamentação?”: Sim, porque o bem estar da mãe é essencial para a produção de leite. É necessário que o ambiente envolvente promova uma diminuição da produção de cortisol e um aumento dos níveis de ocitocina e prolactina na mãe. É por este motivo que as mães devem ter uma rede de apoio familiar, que começa em casa com o apoio do pai e/ou familiares nos cuidados da criança.
- “As mães com peito pequeno não produzem leite?”: A produção de leite não está relacionada com o tamanho da mama. O leite é produzido pelas glândulas mamarias, que quase sempre produzem leite suficiente independentemente do tamanho da mama.
- “Amamentar promove a saúde da mãe?”: Atualmente há estudos que indicam que as mães que amamentam apresentam menor risco de cancro da mama, cancro do ovário e osteoporose. No período pós-parto previne ainda hemorragias e promove a invocação uterina.
- “Beber cerveja preta estimula a produção de leite?”: Não existe qualquer estudo que apoie este facto. Para além disso, o uso de bebidas alcoólicas está totalmente contra-indicado na amamentação.
- “O colostro (primeiro leite produzido) é bom para o bebé?”: É não só nutritivo, como também é rico em leucócitos, células responsáveis pela defesa do nosso corpo e imunoglobulina A que protege a mucosa gastrointestinal. É também rico em proteínas. Este é o leite ideal nos primeiros dias de vida do seu bebé.
Esperamos ter-vos esclarecido. Para mais dúvidas enviem mensagem ou deixem-nos comentários!!