O leite materno é o alimento mais completo, mais protetor, mais nutritivo, mais natural que podemos oferecer a um bebé. A melhor forma de percebermos se o leite materno está a ser dado em quantidade suficiente a um bebé, é geralmente através do peso.
Os bebés devem recuperar o seu peso do nascimento até aos 15 dias de vida. É normal perderem peso (máximo 10% do peso do nascimento) na primeira semana de vida, começando depois a recuperar devagarinho. Quando o peso não está a evoluir como o esperado, há várias medidas que se devem adotar, antes de se pensar em iniciar um leite de lata/suplemento:
- Verificar se o bebe estará a fazer a pega de forma correta: Agarra bem na mama? Será o freio curto? Será melhor pedir ajuda a uma enfermeira especialista para ajudar a mãe?
- Verificar horários das mamadas: o ideal é o aleitamento em horário livre, ou seja, deixar ser o bebé a pedir para mamar, sem andar a pôr despertadores. Mas há bebés muito dorminhocos, que mamarão muito pouco se não os formos acordando. Nos casos em que o peso não está a evoluir bem, o melhor é não deixar o bebé dormir mais de 3 horas, tentando despertar o bebé a cada 2,5-3 horas para mamar.
- Pedir à mãe para descansar! As mães precisam mesmo de tentar descansar ao longo do dia. O truque é aproveitar as sestas do bebé ao longo do dia, para a mãe descansar também e pedir a ajuda da família para ajudar com as tarefas da casa.
- A mãe deve beber muita água, no mínimo 2 litros por dia: Para ter muito leite a mãe tem de estar bem hidratada!
- Antes de passar a um leite de lata, lembrar que ainda temos uma segunda mama, cheia de leite materno que podemos oferecer ao bebé se tivermos dúvidas se uma mama só não está a ser suficiente. Quanto mais o bebé for mamando, mais vai estimulando a produção de leite. É também muito importante tentar esvaziar bem primeiro uma mama, antes de passar para a outra.
- Evitar usar chupeta nos primeiros dias de vida, para aprender primeiro a fazer a sucção e pega correta na mama.
- Tentar perceber a quantidade de leite que a mãe terá em cada mamada. Para isso, podemos pedir à mãe para tentar retirar o leite com bomba antes de uma mamada… se não sair nada ou muitos poucos mililitros das 2 mamas, será sinal que aquela mamã tem de facto muito pouco leite e que precisa de ajuda.
- Propor à mãe que tome suplementos alimentares (compra na farmácia) que podem ajudar a aumentar a produção de leite materno.
Se mesmo fazendo tudo isto bem, o peso não aumenta nada ( ou até regride) após os 15 dias de vida, aparentando ter muita fome, ou quando o bebé está com sinais de desidratação ( perda de peso superior a 10%, urina muito pouco, está muito amarelinho,…), aí é mesmo preciso avançar com a oferta do leite de lata, mas sempre só após o bebe já ter mamado das 2 mamas.
Mas mesmo que seja mesmo preciso iniciar o suplemento, pode ser que seja só transitoriamente… o truque é não desistir e não desanimar, porque há muitas mães que conseguem depois voltar ao leite materno exclusivo!