O que tem acontecido nas maternidades quando a mãe está positiva para Covid19 na altura do parto?
Há um ano atrás, quando ainda pouco se sabia sobre a transmissão do Covid19 e as suas manifestações nas crianças e recém-nascidos, quando se detetava uma mãe positiva para Covid19 na altura do parto, esta era separada do seu bebé durante 15 dias. Isto fazia-se para proteger o bebé do Covid19.
Felizmente, as coisas mudaram à medida que se foi conhecendo um pouco melhor este vírus…
O que se sabe é que o vírus não parece ser transmitido por via placentária, pelo que raríssimos recém-nascidos têm tido infeção Covid19 (<2%), e os poucos que têm, têm sido geralmente assintomáticos.
Tem-se verificado que a transmissão ocorre já pôs parto, e principalmente por via respiratória, por isso, quando as mães estão positivas, pouco sintomáticas e aptas a cuidar do bebé, devem seguir à risca as regras de etiqueta respiratória:
🏻 Lavar sempre muito bem as mãos antes de pegarem nos seus bebés;
🏻 Devem usar sempre máscara;
🏻 Podem amamentar (usando máscara);
🏻 Podem ficar a dormir no mesmo quarto que os seus bebés (quando há disponibilidade de quartos), idealmente com o berço a 2 metros da cama da mãe;
🏻 Reforçar o leite materno é especialmente importante, porque para além de alimentar o bebé, este contém anticorpos que ajudam a aumentar as defesas do bebé.
No caso das mães estarem muito doentes o bebé ficará numa enfermaria ao cuidado da equipa de Neonatologia até a mãe recuperar ou até estar apto a ir para casa com o pai/família.
Por isso futuras mamãs, procurem proteger-se sempre, mas se apesar de todos os cuidados, o teste for positivo antes do parto, tenham calma, que o bebé ficará bem!