O coto umbilical é a mumificação que resulta do processo de desidratação que o cordão umbilical sofre após o corte no momento do parto.
Com o passar dos dias, este torna-se mais endurecido, seco e escuro, até que, por fim, se separa do umbigo. Esta queda ocorre espontaneamente e não deve ser forçada. A queda do coto umbilical ocorre geralmente nos primeiros dez dias de vida.
Os cuidados importantes a reter são:
- Lavar o umbigo do bebé no banho ou com soro fisiológico, com a ajuda de uma compressa esterilizada, pelo menos uma vez por dia. Depois de usada a compressa não pode ser reutilizada. Limpar e secar bem no sentido da base para a periferia com uma toalha limpa ou compressa esterilizada.
- Aplicar na base do coto umbilical um pouco de álcool 70% com a ajuda de uma compressa. Atenção: pode ocorrer um sangramento mínimo e alguma descamação com esta aplicação.
- Não colocar emolientes nem hidratantes no coto umbilical, nem na sua base de inserção.
- Não tapar o coto umbilical com a fralda nem cobrir com uma moeda ou faixa (estas práticas estão atualmente totalmente desaconselhadas)
- Depois da queda do coto os cuidados devem manter-se até à cicatrização completa do umbigo (pode durar até uma semana).
Atenção: Se sentir um cheiro fétido, observar secreções amareladas, ou mesmo um aumento da vermelhidão ao redor do coto, deve procurar de imediato o seu Pediatra Assistente para avaliação, porque pode estar na presença de uma infeção. Sangramentos mais abundantes também não são normais.