Geralmente aos 18 meses as crianças são já muito interativas e muito interessadas em explorar o Mundo.
A palavra Não é uma das que conhecem melhor, porque querem mexer em tudo, subir para cima de tudo e experimentar de tudo, ainda sem qualquer noção dos perigos. Nesta idade, começam também a perceber tudo o que dizemos e a querer imitar os adultos em tudo.
A estimulação de uma criança de 18 meses, passa muito pela estimulação da linguagem.
– Ler histórias pequenas/ mostrar livros com imagens grandes e ilustrativas, pedindo à criança para identificar com o dedo as coisas que estamos a ver no livro – Ensinar as partes do corpo – diariamente ir reforçando as partes do corpo no banho, ou ao tirar a fralda
– Ensinar os animais e os seus sons- através de livros ou através da aquisição de vários animais pequenos (tamanho seguro e adequado à idade) e andar sempre com eles na mochila. Ir identificando os animais de forma repetida, fazendo os seus sons frequentemente é a melhor forma de os ensinar.
– Falar muito com o bebé. estar sempre a explicar o que estão a fazer. Usar linguagem de adulto.
– Pedir para identificar familiares nas fotografias. dizendo- onde está a avó, onde está o pai…
– Incentivar a criança a fazer recados – pedir para deitar fralda no lixo, para dar coisas a alguém, para ir buscar os sapatos. Eles adoram!
Em relação à parte motora, as crianças desta idade precisam de espaço!
É muito importante dar passeios no parque/ na praia. Levar uma bola ou triciclo por exemplo pode tornar os passeios mais divertidos.
Deixem-nos tocar na terra, nas flores e nas folhas. é importante que explorem texturas e façam descobertas.
Deixem-nos imitar o adulto e brincar com os utensílios domésticos que eles tanto gostam como mexer nas panelas, nas molas da roupa e brincar com a pá e a vassoura.
Levem-nos a quintas pedagógicas/ oceanário/zoo, para ficarem a conhecer os animais ao vivo e a cores!
Um aspeto a ter em atenção é que aos 18 meses as crianças têm de já saber andar sem apoio. Não ter ainda adquirido uma marcha autónoma aos 18 meses, é um sinal de alarme, que deve ser discutido com o pediatra do vosso bebé, porque provavelmente irá precisar de fisioterapia para ajudar a desenvolver melhor.
É também sinal de alarme, a criança não olhar quando é chamado pelo nome e não a pontar para as coisas que está a ver.
É uma idade em que a afirmação da personalidade se começa a acentuar, tendo início as birras e as reações impulsivas quando são contrariados. Perante as birras injustificadas, os pais não devem ceder sempre à vontade dos filhos. O melhor a fazer muitas vezes é ignorar ou desviar o assunto/fazer outra coisa diferente para esquecer porque estava a chorar.
É importante manter as rotinas do sono e os horários de alimentação.