O que é uma amigdalite?
É uma infeção das amígdalas, que se encontram na garganta.
As amigdalite podem ser virais ou bacterianas.
As amigdalites virais são muito difíceis de distinguir das amigdalites bacterianas só pela observação da garganta…
Algumas pistas podem ajudar a distinguir os 2 tipos de amigdalite:
- Geralmente crianças com menos de 18 meses não fazem amigdalites bacterianas.
- Geralmente as amigdalites bacterianas dão só dor de garganta e febre, sem ranhocas, tosse ou outros sintomas associados enquanto as virais podem ser acompanhadas de vários outros sintomas como diarreia, tosse, ranhocas…
- As amigdalites bacterianas dão geralmente febre alta que dura mais que 72 horas e não passa enquanto não for tratada com antibióticos, enquanto que as amigdalites virais passam sozinhas em 3-5 dias.
- A presença de pus, não faz a distinção entre viral ou bacteriana! Muitas vezes até são as virais que dão pus.
- As amigdalites bacterianas podem dar vómitos e dor de barriga. Por vezes surgem também umas manchas na pele nas crianças que têm amigdalite bacteriana e quando isso acontece, chamamos de escarlatina! Na escarlatina além da febre, há amigdalite e manchas vermelhas por todo o corpo, principalmente no tronco.
A melhor forma de as distinguir se é uma amigdalite viral ou bacteriana é mesmo através de um teste rápido – uma zaragatoa/ cotonete (StreptA teste/Pha direct), em que raspamos na garganta que deteta se tem ou não vestígios de bactéria causadora de amigdalites, nomeada de Streptococos do grupo A.
E qual o tratamento?
- Na amigdalite bacteriana será necessário antibiótico- penicilina intramuscular ou então outro antibiótico oral.
- Na amigdalite viral o tratamento é só de controlo da febre e de alívio das dores até passar. O Covid19 pode ser um dos vírus responsáveis pela amigdalite viral.
Há crianças que têm muita facilidade em fazer amigdalites, e quando estas são muito muito frequentes poderá haver necessidade de ir a uma consulta de otorrinolaringologia!