Subscreva em nossa newsletter

Receba dicas e conteúdo criado por profissionais em pediatria.

Asma – Mitos e Verdades

7
Mai
2021

Escrito por

Categoria

Uma criança asmática pode ter uma vida normal e fazer as mesmas atividades que as outras crianças?

Sim!! Se o tratamento for adequado, a criança pode ter uma vida praticamente normal. Viver bem com asma é possível desde que cumpram com as consultas e  medicação sob orientação, e não se exponham a ambientes que possam agravar os sintomas.

As crianças com asma podem praticar exercício físico?

Sim!! Desde que os sintomas de asma estejam controlados com o tratamento adequado, a criança pode e deve ter uma vida normal, podendo praticar atividades como futebol, ginástica, natação… Recomenda-se, no entanto que os pais e os professores estejam orientados e saibam como agir perante uma crise.

Filhos de pais asmáticos, têm maior probabilidade de ter asma?

Sim! A asma é uma doença multifatorial, com importantes componentes hereditários e ambientais. Os estudos mostram que se um ou dois pais têm asma, o risco da criança ter também aumenta de 3 a 6 vezes.

A obesidade pode agravar a asma?

A asma e obesidade podem estar relacionadas, o que parece estar relacionado com a ação pró-inflamatória do tecido adiposo. Para além disso, a obesidade altera também a mecânica ventilatória.

O exercício físico pode curar a asma?

Não…A asma não tem cura… Pode vir a passar por si, com a idade…

Mas praticar atividade física quando os sintomas de asma estão controlados, ajuda a melhorar a capacidade pulmonar e por isso ajuda muito a melhorar o tratamento. Prova disso é que muitos campeões olímpicos e grandes jogadores de futebol têm asma!!

A “bomba” que se utiliza nas crises de falta de ar pode fazer mal ao coração? 

Medo muito comum quando falamos da medicação inalatória. A medicação das crises (salbutamol) pode dar uma sensação de coração acelerado e tremor, mas este efeito é temporário e não está associado a risco de arritmias ou doenças cardiacas. A falta de oxigénio e a falta de ar é que podem fazer mal ao coração se não forem tratados com estes broncodilatadores inalados.

As bombas de corticóides, que alguns meninos asmáticos fazem diariamente, engordam?

Não!! Os corticóides inalados têm uma dosagem muito inferior que a dos comprimidos e uma ação de curta duração, pelo que não entram na corrrente sanguinea. É importante lembrar que os corticóides em comprimidos ou os injetáveis usados em situações mais graves, podem engordar porque entram na circulação sanguínea e nos tecidos.

As bombas da asma viciam?

Quando falamos no tratamento da asma com medicações inalatórias (bombinhas) podemos dividi-las em dois grupos: a medicação da crise, com broncodilatadores (salbutamol), para situações de agudização, e a medicação diária de manutenção (fluticasona), que devem ser usadas diariamente para prevenir a crise.

O objetivo do uso contínuo é reduzir a inflamação das vias aéreas permitindo que a criança tenha uma boa qualidade de vida, sem limitação das atividades, com boa noite de sono e sem sintomas. A via inalatória é utilizada pois é a mais segura, uma vez que a medicação é levada diretamente para o pulmão, onde terá ação, com muito pouca absorção pelo resto do organismo. Como a asma é uma doença crônica, o tratamento também deve ser contínuo, e sempre sob o acompanhamento de um especialista. O médico irá sempre fazer os ajustes para tentar manter a menor quantidade de medicação necessária para que a criança fique bem.

Por isso o uso diário de bombas de manutenção não é por vício mas apenas porque é a forma mais segura e eficaz de prevenir as crises desinflamando o pulmão!

 

 

Compartilhe com sua família e amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe o seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments