Quando uma criança vomita, o mais importante de tudo, é evitarmos a sua desidratação, ou seja , evitarmos que fique com poucos líquidos no organismo.
Podemos verificar que a criança está a ficar desidratada, quando está muito parada/sonolenta, com língua seca e a fazer pouca urina… há algumas crianças que ficam muito irritadas e sedentas por líquidos quando estão desidratadas.
A probabilidade de desidratação é maior, quanto mais pequena for a criança ( uma criança grande não tem a mesma resistência que um bebé) e quanto maior for o número de episódios de vómitos ( 1 vómito ou 2 geralmente não são suficientes para causar desidratação).
O que acontece muitas vezes, é que quando uma criança vomita, vamos logo tentar dar algo para comer ou beber, e o que vai acontecer, é que a criança voltará a vomitar…
- NÃO dar água! A água dá mais náuseas e faz com que a criança vomite ainda mais…
- Façam uma pausa de 30-60 minutos. Não devemos dar mesmo nada nesse período (mesmo que nos peça), mas é importantíssimo fazer esta pausa para deixar acalmar o estômago.
- Reiniciar muito devagarinho aos golinhos ou às colherzinhas de chá de 5 em 5 min líquidos doces e frios, tais como soro de hidratação oral/soro polieletrolítico ( atenção que não é soro fisiológico!! Estes soros são doces e compram-se na farmácia, sendo os mais indicados para repor os líquidos e os eletrólitos perdidos nos vómitos). Numa emergência, não havendo tempo para sair para ir à farmácia, podemos começar por dar um chá fraco açucarado (é importante ser doce).
- Continuar a fazer esta hidratação muito devagarinho, aos golinhos durante 1-2 horas.
- Se for de noite, deixe a criança dormir, mesmo sem nada no estômago, para dar tempo ao estômago para acalmar.
- Os alimentos sólidos/ leite materno só devem ser dados depois de estar a tolerar os líquidos sem vomitar há 2 horas.
- Reiniciar os sólidos lentamente, alimentos simples, sem insistir.