Há vários pais que administram um paracetamol (ben-u-ron) aos bebés antes das vacinas, mas será esta prática realmente necessária, indicada e aconselhável?
Será a administração profiláctica de paracetamol, inócua e sem contra-indicações?
Os estudos realizados neste assunto, desaconselham a utilização de paracetamol antes ou logo após a realização vacinas, só estando indicado dar medicação se febre ou mal-estar, após a vacinação. Ficou provado que a administração preventiva não reduz o risco de convulsões febris, mesmo em crianças susceptíveis.
A única exceção é com a vacina Bexsero (vacina contra a meningite B), na qual está mesmo aconselhada a administração de paracetamol 1-2horas após a vacinação, visto que nesta, foi verificado que há redução de alguns dos efeitos colaterais como a febre.
Os estudos demonstram também que a amamentação antes, durante e depois da vacinação está provada como eficaz na redução da dor e desconforto associados à vacinação, pelo que é uma prática recomendada.
Para as mães que não amamentam, uma alternativa pode ser a administração de sacarose ou beber suplemento durante a vacinação.
De qualquer modo, falem sempre com o profissional de saúde.
Cada caso é um caso e o importante é que se vacinem!